domingo, 27 de outubro de 2013

Brasília/DF


Dentro da Mata - 
http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=3&cid=177033

O projeto de Exposição Dentro da Mata tem uma missão: levar essa mostra para todo o Brasil e com isso fomentar, promover e difundir a produção artística regional; contribuir para a reflexão e o intercâmbio de ideias no campo das artes visuais, tendo como resultado esperado a formação de público e a construção da história da arte mais recente no país. A exposição Dentro da Mata vem sendo realizada desde 2010. Ao todo, foram realizadas nove exposições nas seguintes cidades: Cuiabá/MT, Teresina/PI, Macapá/AP, Manaus/AM, Belém/PA, Porto Velho/RO, São Luiz/MA, Blumenau/SC e Jataí/GO.
A exposição tem como missão: levar arte e respeito pela natureza a todos os Estado do Brasil.
A concepção da exposição surgiu em 2009, quando encaminhei minha proposta para o SESC. A primeira exposição foi realizada em 2010, no SESC Arsenal em Cuiabá. A repercussão foi tão grande que o SESC, através do projeto SESCAMAZONIADASARTES, convidou-me para participar do calendário de exposições do projeto em 2011, quando então foram realizadas mais seis exposições.

A Exposição Dentro da Mata consiste na mostra de obras com a temática da Mata Amazônica, além de ter uma ambientação que foi especialmente pensada para a ocasião -  pinturas das paredes de verde, folhas secas colocadas junto à parede da galeria e, além da ambientação visual, também há o auditivo de um cd de passarinhos que fica tocando durante toda a exposição - cantos de pássaros diversos e sons da mata. O ideal é ir além da pura apreciação visual, pretende-se aprimorar todos os sentidos do visitante - visão, audição, olfato, tato -, possibilitando um momento calmo e de reflexão. A proposta da exposição foi idealizada pelo o artista e pela  produtora cultural e filósofa Fabíola Henri Mesquita.

Nossa proposta é colocar o visitante Dentro da Mata.

.


Fabíola Henri Mesquita

Curadora



Matéria jornal Diário de Cuiabá


http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=440914