domingo, 3 de abril de 2016

Dentro da Mata recria


Dentro da Mata ao recriar as matas pintados por Miguel Penha, o objetivo é que o visitante se sinta de verdade na natureza.

A sensação é de estar do lado de fora, mesmo estando dentro do local expositivo

Cada detalhe, foi escolhido para criar esse mundo paralelo, troncos de madeira encontrados nas matas, paredes em tons pasteis, lembrando as matas de transição, e paredes em tons mais escuros como o verde e ou preto lembrando a mata mais densa, a iluminação imita a luz do sol, só falta o canto dos pássaros.

O Miguel Penha de descendência indígena, apaixonado pela natureza, se cercou das matas, ao escolher como refúgio a cidade de Chapada dos Guimarães, faz desse local um estúdio a céu aberto, um paraíso natural que o inspira, e aperfeiçoa suas telas, pintando obsessivamente o contraste de luz, o reflexo na água, os detalhes das diferentes espécies, difícil parar, difícil não pintar, o amanhecer o pôr do sol, as várias transformações e mudanças.

Cada estação do ano, um sol diferente, um riacho diferente, um céu multicolorido, o cerrado brilhando no sol intenso do Mato Grosso, troncos prateados, rosados, amarelos as coroes não tem fim.

Um renovo

Ao assistir ao jornal hoje, 02/04/2016, na crônica de Cecilia Malan, sobre a exposição de Monet na Academia Real das Artes em Londres, vi o quando a exposição Dentro da Mata, no seu conceito de levar o visitante para dentro da mata, parece com a famosa exposição de Monet, algo que me deixou muito feliz.


Iniciei o projeto em 2010, junto com Fabíola Mesquita, nesses seis anos, conseguir realizar a exposição em 12 Estados, nos últimos anos estava meio desanimado, muito difícil conseguir apoio para continuar, mas ao ver a matéria no jornal, o ânimo voltou, vi e entendi que a proposta está bem legal, o conceito é muito bom, e as pessoas que não estão entendendo, então. “Para quem não entende, sinto muito, e agradeço aos que entendem”, muito obrigado

O trabalho continua


Veja matéria na integra no jornal hoje


http://g1.globo.com/jornal-hoje/edicoes/2016/04/02.html#!v/4929307

sábado, 2 de abril de 2016

Estaremos no MARCO - Campo Grande

O projeto intinerante de exposição continua, a próxima mostra será no MARCO - de 30 de agosto a 30 de Outubro de 2016 - muito feliz com a seleção 


divulgado no Diário Oficial de hoje, o resultado dos artistas selecionados para o Programa de Exposições Temporárias do MARCO. Parabenizamos todos os aprovados e desejamos muito sucesso em suas temporadas.


Segue relação dos aprovados:
• Alexandre Puigventos Frangioni – SP
• Elcio Miazaki – SP
• Fabíola M. Rodrigues Racy – SP
• Fernanda de Matos Mafra – PE
• Guilherme Moreira Santos – DF
• Luciana Ohira e Sérgio Bonilha – SP
• Luis Arnaldo Zampieri Porto – MG
 Miguel Penha – MT• Silvia Ruiz – SP
• Weimar Marchesi de Amorim – SP